fevereiro 10, 2003


O post é grande eu sei, é por uma boa causa!!



Já em um tempão que estou para falar sobre esse assunto, agora que a querida Your Soul deu a deixa resolvi aderir a sua idéia (espero que muitas pessoas entre nessa também).
Todo mundo sabe que saúde da mulher é muito delicada, estamos sempre nos cuidado, para que tudo ande em perfeita sintonia, mas algumas doenças como o câncer de mama por exemplo temos que ter mais atenção, por que é uma doença impossível de se prevenir, mas quando detectada a tempo apresenta boas possibilidade de tratamento.
O câncer de mama ainda é um dos tipos de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Para você ter uma idéia, apenas nos Estados Unidos, mais de 182 mil mulheres contraem a doença todos os anos, sendo que pelo menos 46 mil mulheres morrem anualmente.
Desde a adolescência minha mãe me dava folhetinhos para ler sobre o assunto, ensinava como fazer o exame etc... então isso pra mim foi sempre uma coisa normal e distante ao mesmo tempo, até que a uns 3 anos atrás eu fui fazer um estágio na Embrapa -Cerrados de Brasília e lá conheci um amigão (que me ajudou e ajuda até hoje, depois conto para vocês as histórias dos meus estágios lá) e a mulher desse meu amigo , faleceu de câncer (teve câncer de mama primeiramente e recusou o tratamento por vaidade ou falta de informações adequadas) a anos atrás e ele nunca mais se recuperou , nunca mais refez a sua vida.
E como ele é uma pessoa muito boa... fiquei com isso na cabeça.
No semestre passado fiz (para ocupar o tempo) uma disciplina junto com o pessoal do Jornalismo, a disciplina é Jornalismo Cientifico. E tem um jornal que é publicado aqui nessa área e resolvi fazer uma matéria, mas estava totalmente perdida, não sabia sobre o que falar...então me deu um "tic" e me lembrei do câncer de mama e fui atrás, para ver se existia pesquisas aqui como era ( até me convidaram para participar de uma bem legal com esse assunto, depois eu conto), ai vi uma pesquisa bem interessante sobre Bioinformática e ai fiz a entrevista com a pesquisadora e minha "nota" foi escolhida para o tal jornal. Vai ai a nota do jornal sobre o assunto...

Técnicas Computacionais Auxiliam no Diagnóstico de Câncer de Mama



O câncer de mama que atinge principalmente as mulheres, causando tumores que podem levar à morte, tem sido tema de diversas campanhas.
O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Embora a mamografia seja o método mais utilizado, ainda é uma tarefa difícil porque os sinais que evidenciam o tumor podem ser bem pequenos e mascarados por sobreposição de tecidos, tornando a análise difícil e sujeita a erros. Técnicas computacionais podem auxiliar no processo de diagnóstico do tumor de mama
A pesquisadora profª Denise Guliato da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e sua equipe em parceria com o prof. R.M Rangayyan da Universidade do Canadá, desenvolveram um software nomeado Breast Cancer Research (BCR) que funciona como uma segunda leitura, de tal maneira a reduzir a utilização de procedimentos auxiliares como ultra-sonografia ou biopsia e melhorando a qualidade do diagnóstico.
O objetivo do trabalho é melhorar a implementação dos procedimentos de segmentação e integrá-los num ambiente computacional e classificar tumores de mama como maligno ou benigno através de um sistema semi-automático de apoio ao diagnóstico de tumor de mama.
Segundo a professora Denise Guliato, detectar e classificar tumores de mama ainda é um desafio, devido à baixa qualidade das imagens apresentada pela mamografia.
Na análise visual de uma mamografia, o núcleo de uma região de interesse se caracteriza por ser relativamente mais densa que o restante, ou seja, é caracterizada por um brilho mais intenso, através dessa imagem, já na tela do BCR, o radiologista seleciona a possível área (veja figura 1), assim o sistema contorna a área do tumor (veja figura 2) e através da caracterização da região de transição (entre o tecido sadio e o acometido), pode se classificar os tumores como benigno ou maligno. A maioria dos tumores benignos se caracterizam por ter uma forma circular melhor definida do que tumores malignos enquanto que a maioria dos tumores malignos apresentam regiões de transição difusas que evidenciam infiltrações do tumor no tecido sadio.
Profª. Guliato testou 47 mamogramas do banco de dados Mammographic Image Analysis Society (MIAS), incluindo 22 massas benignas e 25 tumores malignos. A equipe obteve uma classificação correta de 20 em 25 tumores malignos e 20 em 22 massas benignas.
Novos trabalhos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de extrair parâmetros capazes de caracterizar adequadamente os tumores e garantir uma classificação com alta sensibilidade e alta especificidade, relata profª.Guliato. O estudo de novas abordagens de avaliação do contorno obtido e seu acréscimo ao sistema computacional contribui para um percentual de acerto maior na classificação. Outros fatores como os formatos destes tumores estão sendo avaliados para serem incorporados.


Suely Melo



Já sei.. vocês vão me dizer que como jornalista sou uma ótima Biologa,né??!!
Eu sei disso...




Obs: Esse não é um problema exclusivo da mulheres não ,viu meninos?!!!!!

Aqui segue alguns sites sobre o assunto
Instituto Brasileiro de Controle do Câncer
Mama.com.br
De olho na Mama
Câncer de Mama.org

Nenhum comentário: