fevereiro 08, 2003

MST nunca mais...

Sempre fui contra o MST e já tive muitas discussões feias com alguns amigos por isso , até que um dia um amigo me convidou para ir em um evento promovido pelo MST, como acho que a gente sempre tem que ter a cabeça aberta para mudar de opinião topei ir no tal evento, fui para mudar minha opinião ( queria voltar de lá com uma camiseta vermelha) o nome do evento era ENU- Encontro Nacional Universitário e foi realizado na UNICAMP.
Foi a maior furada da minha vida...
Chegando lá eram divididas as brigadas (Triangulo Mineiro, Mg ,Rj, e assim por diante) e cada brigada tinha uma equipe que ficava por conta de alguma coisa e passava os recados para o resto, até ai super organizado, aliás os sistema era organizado, os horários , divisão de tarefas etc...
Comecei achar estranho quando nos foi passado o recado que todos eram proibidos de conversar com qualquer pessoa da imprensa.
Depois o pessoal que estava no alojamento não podiam aproveitar as festas que rolavam dentro mesmo do campus porque os portões eram fechados em um determinado horário (ou seja dormia um monte de gente de fora todo dia, em um frio danado).
As palestras até que eram legais, tinham umas muito boas, mas no momento das palestras todos da brigada ficavam juntos (por pressão) ou seja quase não havia contato com as outras brigadas, isso começou a me irritar profundamente, até que uma pessoa foi lá e passou um recado geral, de que as pessoas estavam se dispersando e que durante as palestras os portões poderiam ser fechados para que ninguém saísse , fiquei p....
Para completar, durante um intervalo o microfone ficou ligado e um moço da UFRRJ ( que por acaso conheci lá em Brasília) revoltado também subiu lá e começou a falar sobre a realidade do evento e adivinha o que aconteceu... desligaram o microfone e colocaram o som na maior altura, essa foi o fim pra mim.
Com essa, a liberdade de expressão já era, o direito de ir e vir era quase inexistente e a democracia pela qual "lutavam" tanto, cadê??!!! Chutei o pau da barraca e disse to fora...
Participava somente da parte cultural que era muito legal, muita música gaúcha, teatro entre outros!!!
E quando alguém me chamava de "companheira" tinha uma vontade de falar "companheira é a mãe".
A partir de então eu e mais alguns amigos que fiz lá mesmo (que eram da brigada do Triângulo Mineiro) e tão insatisfeitos como eu ficávamos o dia todo passeando pelo campus e dando muitas risadas.
E acabei ficando na casa do meu amado amigo Glauber que não época fazia mestrado lá na Unicamp e saia também com os amigos dele do mestrado, o Zé um gaúcho pra lá de engraçado, o Marcão o cara mais tímido que já conheci na vida.E conheci também um pessoal de Floripa e do Rio Grande do Norte, ai agente sempre ia para algum sarau, sempre fazíamos alguma coisa...
Mas voltando ao MST, eu acredito que na reforma agrária do país e acho de extrema importância um movimento como esse, mas não acredito no MST, podem alegar que existem mais de uma facção etc... não me convence , acho que existem pessoas muito humildes dentro do movimento que não tem nem noção de onde estão envolvidos e tem muita gente inteligente por trás e muita gente que não precisa no meio.
Podem até me chamar de ignorante mais sou mais contra do que nunca.
Cada um tem um objetivo e o objetivo deles foi alcançado que era mídia , saiu exatamente como eles queria... manchetes "Classe Universitária apóia o MST"
E eu quase voltei a pé para Uberlândia por não concordar com o sistema!
Até pensei em montar um movimento pra mim... do tipo MSCP (movimento dos sem casa de praia), MSCCS ( movimento dos sem conta na Suiça), já pensei em um monte de movimentos ... rs rs rs!!!










Nenhum comentário: