julho 15, 2003

AMIZADES HETEROSSEXUAIS

Alguém num dia de mau humor decretou: amor tem que ser heterossexual e amizade tem que ser homo: mulher com amiga mulher e homem com amigo homem. As mulheres preferem outras mulheres para dividirem suas receitas, fofocas e passeios no shopping e homens preferem outros homens para tratar de questões filosóficas como futebol, loiras e carros.

Confesse: essa introdução deixou você se sentindo com 200 anos de idade. A revolução sexual já atingiu as amizades também, e homem e mulher podem muito bem ser apenas bons amigos. Quem vai negar?

Muitos negam. Dizer que não existe amizade entre homem e mulher já virou um chavão, e o mundo das artes não contribui para mudar essa idéia fixa. Quase não se vê homens amigos de mulheres nas telas do cinema, nos poemas, nas letras de música. Ou somos amantes ou nada. No filme O Casamento de Meu Melhor Amigo, o personagem de Julia Roberts tinha dois leais escudeiros: um era uma paixão que ela pretendia reaver, o que já não dá para chamar de amizade, e o outro era gay. Aí pode.

Se um homem convida uma mulher para um bate-papo num bar, e apenas isso, bingo: é veado. É a única amizade que convence entre sexos opostos. As mulheres realmente se relacionam às maravilhas com homossexuais, até porque vivemos numa sociedade machista, onde muitos homens pensam que ter um amigo gay depõe contra sua virilidade. Sendo assim, os homossexuais identificam-se mais com a sensibilidade das amigas do que com a insegurança dos bofes.

Mas existe, sim, amizade entre homem e mulher, sem segundas nem terceiras intenções. O sexo ronda nossas cabeças, mas nem sempre se impõe. Um homem pode conhecer uma mulher no local de trabalho, na sala de aula ou numa excursão e virar companheiro de boas risadas, sem meter a cama no assunto. Não precisam ficar grudados dia e noite para estabelecerem um relacionamento de confiança e afinidades, e o sentimento pode sobreviver com a troca de idéias em vez de troca de beijos.

Basta de tabus nesse mundo já tão careta. Homens e mulheres podem e devem experimentar relacionamentos sem malícia, ir juntos ao cinema sem agarrar-se no meio do filme e dançar a noite inteira sem pintar um clima. Podem ir juntos numa livraria, num estádio de futebol, num show de rock. Será igual a uma amizade com alguém do mesmo sexo? Não, e é justamente aí que está o seu fascínio. Eu tenho excelentes amigos homens e não abro mão deles. Só não me peçam para ser amiga do George Clooney.

Martha Medeiros é autora de vários livros, entre eles Geração Bivolt, de 1995 e Topless, de 1997.

Gosto da forma simples que ela apresenta vários temas e sempre vou postar aqui seus texto antigos que mais gosto e comentarei um pouco sobre cada tema.

AMIGO DE MULHER CABELEREIRO?

Sempre tive mais amigos homens que mulheres e acho meus amigos todos lindos e nenhum deles é cabeleireiro (rs) !
E acho que isso sempre me fez muito bem , embora eu perto deles sou homem, também por que escuto o que devo e o que não devo.
Acho isso muito enriquecedor pois conversamos sobre todos os assunto imagináveis e dependendo do amigo os assunto inimagináveis também!!!
É bem legal saber o lado masculino sem nenhum joguinho!
Mas amo todos eles !

Publiquei post em 02/09/2002 e agora resolvi republicar...

O mais engraçado é que algumas pessoas não entendem que uma declaração como essa pode ser despretensiosa, sem segundas intenções!!!
Mais engraçado ainda é ver como isso assusta as pessoas!!!





Nenhum comentário: